Câmara aprova decreto de intervenção no Rio, veja como votou a bancada alagoana.


20 Fev, 2018

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta terça-feira, o decreto que autoriza a intervenção federal na segurança pública do Rio. A matéria segue agora para o Senado, que deve apreciá-la ainda nesta terça-feira. É a primeira vez que o Congresso analisa uma intervenção em um Estado desde a promulgação da Constituição de 1988. O texto foi aprovado por 340 votos a favor, 72 contra e uma abstenção.


Por se tratar de um decreto presidencial, a intervenção já estava em vigência desde sexta-feira. Coube ao plenário apenas dizer se aceitava ou revogava a decisão tomada pelo governo, sem ter o direito de fazer modificações no mérito da proposta.

Durante a votação apenas o deputado Paulão (PT) compôs o bloco dos 72 votos contrários ao regime, inédito no país. Os votos favoráveis foram: Cicero Almeida (Podemos); Ronaldo Lessa (PDT); JHC (PSB); Pedro Vilela (PSDB) Givaldo Carimbão (PHS).

Os deputados Nilvado Albuquerque (PRP), Rosinha da Adefal (PMDB) e Artur Lira (PP) não compareceram à votação. Com essa aprovação de 340 votos, o decreto segue para análise e votação no Senado, onde Alagoas conta com três representantes.